BANNER ABC² 19 06 - Associação Brasileira de Cristãos na Ciência: ABC²

Faleceu no dia 28 de Maio, aos 93 anos, o célebre astrônomo Owen Gingerich. Ele se notabilizou por ser um professor entusiasmado, que não media esforços para encantar seus alunos na universidade de Harvard, onde frequentemente palestrava sobre a compatibilidade entre a fé e a ciência.

Ele tornou-se célebre na área da história da ciência, outro tema que amava, ao empreender uma incansável busca pelo maior número de cópias originais sobreviventes da obra de Copérnico “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, o texto que desafiava o consenso de que o sol girava ao redor da Terra afirmando que o que acontecia era o contrário – a Terra gira ao redor do sol. Gingerich ouvira de um escritor que a obra “não tinha sido amplamente lida na época em que foi escrita”, então resolveu ver se isso era verdade, e examinar as cópias existentes para ver se tinham indícios de que haviam sido lidas e/ou rabiscadas, anotadas.

Depois de 3 décadas nessa missão, em que Gingerich manuseou pessoalmente aproximadamente 600 cópias, ele publicou seus achados na obra “O livro que ninguém leu; em busca das revoluções de Nicolau Copérnico” (Ed. Record), em que documenta não apenas o quanto o livro foi lido, mas como o copernicanismo se espalhou pelo mundo. Além desse, Gingerich escreveu também “God’s Universe” [O Universo de Deus] e “God’s Planet [O Planeta de Deus].

Criado em um lar cristão menonita, ativo em sua igreja, Gingerich estudava química no Goshen College, uma instituição menonita em Indiana, mas tinha desejos de trocar para astronomia. Um dia, um professor seu deu-lhe a recomendação que mudaria sua vida: “se você sente um chamado para estudar astronomia, vá em frente. Não podemos deixar que os ateus dominem nenhum campo.”

Compartilhe a ABC²