O primeiro vencedor latino do Prêmio Templeton, o físico brasileiro Marcelo Gleiser, acaba de lançar um novo livro, intitulado “The Dawn of a Mindful Universe: A Manifesto for Humanity’s Future”( O Alvorecer de um Universo Consciente: Um Manifesto para o cosmose, ainda sem tradução para o português).
O livro, segundo Gleiser, versa sobre a encruzilhada em que a humanidade se encontra no século 21, em que a sustentação do nosso projeto de civilização exige repensar a nossa relação com o planeta, uns com os outros e com as criaturas com as quais partilhamos este mundo. Gleiser sugere que o medo distópico não tem funcionado para provocar mudança, e então propõe um caminho diferente, ancorado numa reformulação da nossa atual compreensão científica da história cósmica e da raridade do nosso planeta vivo. Esse caminho começa com a compreensão de que a nossa voz humana é única no cosmos – somo vida capaz de contar histórias.
Gleiser escreveu sobre seu novo livro no portal Big Think, e seu pequeno ensaio pode ser conferido aqui: https://bigthink.com/13-8/biocentrism-dawn-mindful-universe/