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Pedagogia Cristã: Teoria e Prática
Há uma forma cristã de abordar o ensino e a aprendizagem? Como professores cristãos podem atuar em contextos não cristãos? Como pensar os fundamentos da prática pedagógica, nos mais variados contextos, a partir dos princípios cristãos? É possível desenvolver estratégias pedagógicas em consonância com as perspectivas cristãs?
Reflexões sobre educação cristã são fundamentais e há produções e traduções interessantes no Brasil. Porém, parece que, em grande medida, falta uma aproximação mais consistente entre a robusta filosofia educacional cristã e a prática do cristão docente. Esta falta de integração tem deixado muitos professores cristãos ansiosos, e um tanto, embaraçados em tentativas e erros, experimentos, ou quando não, simplesmente são absorvidos pelas demandas objetivas do ensino, ignorando completamente sua confessionalidade ou reduzindo-a à memorização de versículos ou práticas devocionais. A escola confessional não pode ser uma escola dominical de todos os dias, mas também, deve resistir a forças secularizantes que marginalizam sua confessionalidade.
O que é Pedagogia Cristã?
Uma pedagogia que se julgue cristã opera necessariamente a partir de pressupostos teológicos, e por consequência, filosóficos que façam jus à sua teologia. Uma pedagogia cristã deve constantemente articular temas filosóficos e teológicos de modo a municiar as diferentes demandas da prática formativa cristã. Além disso, é importante considerar que o próprio cristianismo detém uma vasta e rica tradição pedagógica com origem justamente da interface entre sua compreensão tradicional e canônica sobre Deus e as reflexões filosóficas daí derivadas.
Igor Miguel é casado com a Juliana, pai do João e da Teresa, cristão reformado, teólogo, pedagogo e mestre em letras (língua hebraica) pela FFLCH/USP. Trabalhou por 6 anos com crianças e adolescentes vulneráveis como educador e consultor educacional em projetos sociais. Especialista em educação cognitiva, educação e vulnerabilidade e educação em contextos de crise. Presidente da AKET (Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares), diretor da ONG e-Missão e pastor na Igreja Esperança em Belo Horizonte-MG. Autor do livro “A Escola do Messias” (Thomas Nelson Brasil).
Uma proposta de pedagogia cristã explorando seus fundamentos filosóficos e seus desdobramentos metodológicos;
A integração entre teoria e prática da atividade educacional cristã;
A necessidade de uma filosofia educacional; a natureza da educação e pedagogia; a relação com a cultura e a natureza; o currículo acadêmico-escolar e o processo ensino-aprendizagem;
A relação entre teoria, prática e afetos, bem como, cognição, ética/ação e emoção;
A relação professor aluno; a noção de uma pedagogia trinitária; ecologia educacional; a estética e a imaginação como plataformas educacionais;
O uso de tecnologias em educação; a pedagogia bíblica da sabedoria e a disciplina no ambiente escolar.
Este curso é para todos que estão envolvidos com a atividade educacional: professores, pais e coordenadores educacionais, tanto no contexto da escola quanto da igreja.
Você está envolvido em alguma atividade educacional, tanto no contexto da escola quanto da igreja? Então, esse curso é para você!
Valor: R$297,00
ou 12 x R$29,64 no cartão (com juros da plataforma)
A Academia ABC² é uma organização coirmã da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Dedica-se especialmente a propor e disseminar iniciativas de ensino e pesquisa que respondam criativamente às necessidades de uma igreja e de uma cultura em rápido desenvolvimento.
Através de cursos, seminários, publicação de livros, material didático e de uma revista digital, a Academia ABC² procura oferecer instrumentos intelectuais de alto nível a pessoas que buscam informação e aprimoramento pessoal a partir de uma visão de mundo apta a compreender propriamente as relações entre a fé cristã, as ciências contemporâneas, a filosofia e a cultura.