O Deus da Bíblia não é uma “divindade da natureza”. Apesar do que proeminentes ateus possam pregar, Ele não é alguém que os cristãos usam para explicar fenômenos que não entendemos. O Deus da Bíblia não é um “Deus das lacunas” nesse sentido. No entanto, Ele é um Deus das lacunas no sentido de que Ele é o Deus de tudo. Veja só, os cristãos acreditam que Deus está por trás de tudo que podemos ver e de tudo que não podemos; Ele é o autor das coisas que entendemos profundamente e das coisas que nos deixam profundamente inquietos.
É por isso que afirmações como “a ciência provou que Deus não existe” são tão desconcertantes. Quando você reflete um pouco mais sobre elas, elas não fazem sentido algum. Qualquer mecânico competente entende como um carro funciona, mas ele não ousaria negar que o carro foi projetado por alguém. Mesmo que o mecânico fosse à fábrica onde o carro foi montado e visse braços hidráulicos montando as peças, ele não diria apenas “uau, essa fábrica fez o carro”. Alguém claramente montou a fábrica e projetou o processo pelo qual o carro foi construído.
Entender como algo funciona, então, não é motivo para acreditar que ninguém projetou esse algo. Isso se aplica ao entendimento do processo de como as coisas vieram a existir! Ser capaz de descrever esse processo com precisão não significa que o processo não tenha um Autor. Entender como a criação funciona nunca faz Deus desaparecer. Os cristãos devem se alegrar em explorar a natureza e “preencher” as lacunas do entendimento humano (uso aspas porque as lacunas nunca são realmente preenchidas, pois cada descoberta abre dezenas de novas questões). Deus pode ser glorificado tanto através de descobertas eurekas quanto através de momentos confusos.
Quando cristãos na ciência não entendem algo, a resposta apropriada não é “bem, Deus deve estar envolvido nisso” e parar a experimentação. Nós sabemos que Deus está envolvido em tudo! O que queremos entender é como. Então, seguimos em frente. Embora o crente médio possa ficar perfeitamente satisfeito em dizer “Deus fez isso” quando olha para os céus, a cientista – por mais devota cristã que ela possa ser – nunca ficará satisfeita com essa afirmação. Ela sabe que Deus fez isso! Esse não é o ponto. Como cientista, a pergunta que ela está tentando responder é como Ele fez isso. Podemos obter respostas ou talvez não. Mesmo que não obtenhamos, a resposta pode ser encontrada em um século a partir de hoje. E Deus continuará sendo digno de nosso louvor como é agora.
A Bíblia afirma que a sabedoria e o poder de Deus são demonstrados através de suas obras. Isso se aplica tanto às que compreendemos quanto às que não compreendemos. O engraçado é que as coisas que compreendemos inevitavelmente descobrem coisas novas que não compreendemos. Isso não soa como se estivéssemos buscando um Deus de sabedoria e poder infinitos? Faça isso com alegria e não tema. A ciência não provou que Deus não existe.
https://www.faraday.cam.ac.uk/churches/church-resources/posts/understanding-doesnt-make-god-go-away/