As notícias nos lembram diariamente que vivemos em um mundo em crise. Enchentes, secas e um clima cada vez mais desregulado; extinções de espécies e epidemias globais cada vez mais frequentes; produção de lixo e poluição, desperdício de alimentos, crises de abastecimento e desafios energéticos cada vez maiores. Ao mesmo tempo, nos surpreendemos com a capacidade singular da espécie humana de criar, recriar, modificar o ambiente ao seu redor e desenvolver tecnologia, tanto para o bem quanto para o mal.
A sociedade em geral tem oferecido diversas e diferentes respostas a estas questões, mas como os cristãos e a igreja podem responder apropriadamente a elas? As Escrituras Sagradas podem nos ajudar a buscar essas respostas? O que elas falam sobre o meio ambiente? Existe uma forma distintamente cristã de se relacionar com a natureza?
19/03, terça-feira, ás 20h
Além da Mordomia: Uma teologia para o meio ambiente
A mordomia é uma ideia bastante comum no meio cristão, apresentada como um princípio norteador do papel do homem no mundo criado por Deus. O mordomo é encarregado da administração responsável dos bens e recursos da criação, confiados a ele pelo próprio Deus Criador.
No entanto, precisamos atentar para o fato que o conceito bíblico de mordomia deve ser entendido como algo que se estende a todas as dimensões da vida e da criação. O cristão como um mordomo precisa estar atento às mazelas do mundo, assumindo uma atitude responsável diante dos desafios humanitários, econômicos, ecológicos e políticos, sendo um canal de bênção e um farol de esperança na luta por justiça e paz. É sobre isso que iremos conversar nessa live, e você é nosso convidado!
Tiago Pereira é biólogo, mestre e doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado em Biologia Molecular e Filogeografia. Atualmente, é Coordenador Nacional dos Grupos de Estudo sobre Fé e Ciência na ABC² e líder do grupo ABC² Ecoteologia. Membro da Igreja Presbiteriana da Praia da Costa. É casado com Eliza e pai de Pedro e Maria Clara.
Carlos Henrique é coordenador de projetos na Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil). Ele é graduado em Engenharia Florestal pela UFES, pós-graduado em Educação e Gestão Ambiental e estudante de Teologia pelo Seminário Presbiteriano.
A Academia ABC² é uma organização coirmã da Associação Brasileira de Cristãos na
Ciência. Dedica-se especialmente a propor e disseminar iniciativas de ensino e pesquisa
que respondam criativamente às necessidades de uma igreja e de uma cultura em
rápido desenvolvimento.
Através de cursos, seminários, publicação de livros, material didático e de uma revista
digital, a Academia ABC² procura oferecer instrumentos intelectuais de alto nível a
pessoas que buscam informação e aprimoramento pessoal a partir de uma visão de
mundo apta a compreender propriamente as relações entre a fé cristã, as ciências
contemporâneas, a filosofia e a cultura.